Autor

Tenho três paixões na vida. Vou falar-vos de duas delas:

Uma é a minha profissão. Sou professor universitário e investigador há 18 anos. Encaro a minha profissão não como alguém que ensina, mas sobretudo como alguém que aprende. E o acto de aprender é das coisas mais bonitas do mundo, porque implica descoberta.

O caminho para a descoberta é fascinante! Encontrar formas diferentes de ver a mesma coisa, a diversidade de pensamentos, as soluções possíveis e, claro, o poder materializar tudo isso e ajudar alguém (um estudante, uma empresa,…) a descobrir e a estender os seus horizontes. É impagável.

A outra paixão é o acto de criar. E a criatividade pode-se expressar de muitas formas. Eu prefiro a música e a escrita. Não há liberdade mais pura que aquela que advém do acto de criar. Criar um pensamento, uma música, um poema, um objecto, enfim tudo aquilo que nos permite romper com os limites do convencional.

Analítico e Livre – serão talvez as duas expressões fortes que me definem. A investigação e o mundo académico proporciona-me o universo dos factos. A criação permite-me soltar as amarras e ver as coisas de outra forma. Como alguém dizia, não é por acaso que temos os pés no chão e a cabeça no ar.


Professor Universitário, Investigador e Research Advisor na área de gestão e pessoas.

Sou professor na Universidade Portucalense e no ISCAP-IPP na área de organizações, gestão de pessoas e marketing. Em 18 anos de carreira tive a felicidade de colaborar com várias instituições de ensino superior.

Desenvolvo com regularidade projectos com empresas com o objectivo de melhorarem as suas práticas de gestão de pessoas.

O trabalho que realizei foi distinguido por várias ocasiões, mas gostaria de destacar o “2013 Emerald/European Foundation for Management Development Outstanding Doctoral Research Award” na categoria de Gestão de Recursos Humanos.

Sou doutorado em Economia pela Universidade de Santiago de Compostela.

Advertisements